A próxima ferramenta de Inteligência Artificial da Google apareceu (inadvertidamente) na loja de extensões do Chrome. Apesar de a Google ter atuado rapidamente e já a ter removido, alguns utilizadores ainda a conseguiram descarregar, embora relatem que não a conseguiram usar. O software exigia algumas permissões de acesso que os utilizadores não conseguiram configurar.
Recorde-se que em outubro soube-se que a Google estaria a trabalhar num assistente de Inteligência Artificial destinado a ajudar os utilizadores a navegar na Web, o Jarvis. O assistente irá navegar na Internet para as tarefas mais simples e repetitivas, deixando ao utilizador tempo para operações mais complexas. Segundo o The Information, o assistente deve ser lançado em dezembro e Jarvis é apenas o nome de código, podendo chegar ao mercado com um título diferente.
Este assistente vai ser ‘alimentado’ com uma versão avançada do modelo Gemini AI e será capaz de fazer tarefas complexas de forma automática, como pesquisas, comprar produtos ou marcar viagens, auxiliando os utilizadores nas tarefas diárias.
A abordagem da Google não é inédita: também a Anthropic está a preparar um assistente semelhante baseado na Claude AI para fazer exatamente o mesmo tipo de tarefas; a Apple quer o Intelligence a observar o que se passa nos ecrãs e a aprender, para poder replicar essas tarefas noutras ocasiões; e a Microsoft, com o Copilot + Recall pretende “assistir melhor” os utilizadores, com capturas de ecrã da atividade e recolhendo as palavras-chave para depois guiá-los no futuro. A proposta da Microsoft, no entanto, foi recebida com receio e contestação, tendo de ser adiada.