Com a proliferação de soluções de Inteligência Artificial, cada tecnológica está à procura do melhor posicionamento e a estratégia da Google passa por ter um grande número de ferramentas incluídas nos telefones Pixel. Agora, para a próxima geração dos smartphones de marca própria, que deverão ser conhecidos como Pixel 9, a Google quer disponibilizar um conjunto completo de ferramentas de Inteligência Artificial sob a marca ‘Google AI’.
Uma fonte que trabalha na tecnológica conta ao Android Authority que o pacote vai ter uma mistura de ferramentas já existentes, como o Gemini ou o Circle to Search, ao lado de novidades como o Add Me, o Screenshots e o Studio.

Com a Add Me, o utilizador vai poder assegurar-se de que todos ficaram bem na fotografia, permitindo, provavelmente, alterar as expressões nos rostos e até fundir diferentes versões das fotos que tenham pessoas diferentes e permita adicionar o utilizador num momento posterior. O Studio é uma variante do Creative Assistant que já foi visto e aparenta ser um gerador de imagens com recurso a Inteligência Artificial. Se assim for, é possível que a Google use as soluções que já tem vindo a desenvolver, como o Google Imagen 2.
Por fim, os Pixel Screenshots parecem ser uma versão do Recall que a Microsoft apresentou recentemente e que está envolvido em polémica. O Recall funciona no Windows 11 em exclusivo nos computadores Copilot Plus e captura automaticamente tudo o que se está a fazer e depois usa IA para ajudar o utilizador a encontrar aquilo que procura. Com os alertas de que um atacante poderia depois ter acesso a tudo o que foi feito, a Microsoft decidiu suspender o lançamento enquanto aprimora a solução. Nos Screenshots, a abordagem da Google é mais focada na privacidade, com o recurso a uma Inteligência Artificial local, presumivelmente uma nova versão multimodal do Gemini Nano.
Todas estas novidades devem aparecer primeiro no Google Pixel 9 e depois devem chegar a outros modelos Android.