A Calibri vai deixar de ser a fonte predefinida das aplicações do Office, depois de a Microsoft ter escolhido, ao fim de dois anos de seleção, a Aptos, de entre cinco fontes a ‘concurso’. A empresa começou o processo de escolha em 2021 e escolheu agora a Aptos, de acordo com o feedback recebido pelos utilizadores.
A novidade foi confirmada pela Microsoft numa publicação feita por Si Daniels, gestor de programa principal. A Aptos foi criada por Steve Matteson, que já havia criado a Segoe (que começou a ser usada no Windows Vista e ainda figura no Windows 11) e colaborara com o desenvolvimento da família de fontes nucleares Windows True Type.
A nova fonte predefinida começou por se chamar Bierstadt, é inspirada na tipografia suíça de meados do século XX, sem serifas, mas com um acabamento mais suave nas arestas. Apesar de ser a nova escolha em detrimento da Calibri, a fonte antiga ainda vai ser a que aparece fixa no topo dos menus de fontes, juntamente com as predecessoras Times New Roman e Arial. A Calibri é a escolha predefinida desde o Office 2007.
A Aptos venceu, no processo de escolha, a Grandview, a Seaford, a Skeena e a Tenorite, mas todas elas vão continuar disponíveis na suite de produtos Office.
A nova fonte deve começar a aparecer gradualmente como predefinição aos utilizadores no decurso dos próximos meses.