Fugas de informação de fontes que geralmente estão bem colocadas permitem conhecer melhor os planos da Intel para a plataforma Meteor Lake, que está a ser desenvolvida com suporte para Windows 12. Os detalhes surgem pelo leaker @leaf_hobby, que revelou os pormenores completos dos chips Intel Xeon antes do lançamento. A Meteor Lake deve conter 20 faixas PCIe Gen5, destaca o VideoCardz.
A Microsoft, por sua vez, não confirma quaisquer planos sobre o Windows 12, embora já haja indícios sobre o que pretende fazer. “À medida de que desenvolvemos as futuras versões do Windows, pensamos sobre outros locais onde a IA deva ter um papel natural enquanto parte da experiência”, explicou o responsável de marketing Yusuf Mehdi.
Os comentários de Mehdi refletem-se na integração do novo Bing com IA na barra de tarefas e das diversas alterações que a Microsoft trouxe na mais recente atualização do Windows 11. Recorde-se que já o responsável Panos Panay afirmou na CES este ano que “a IA vai reinventar tudo o que fazemos no Windows” e que a IA “vai ter um potencial impacto profundo na forma como usamos o computador”, lembra o The Verge.
Para tornar esta visão realidade, a Microsoft deve ter de trabalhar de forma mais próxima com os fabricantes de hardware, como a AMD ou a Intel, para obter chips que sejam capazes de lidar com as cargas de trabalho relacionadas com a IA.
Com a AMD, os recentes chips mobile Ryzen 7000 são alegadamente os primeiros x86 a ter um motor de IA dedicado que suporta o Windows Studio Effects, deixando claro que a AMD e a Microsoft estão já a preparar caminho para trazer IA para os portáteis Windows.
A Intel, com o Meteor Lake previsto para 2024, deve também acompanhar a tendência: este será o primeiro a ter um design chiplet, com componentes separados para os núcleos de CPU, gráficos integrados e input/output.