A funcionalidade rotas ecológicas do Google Maps foi oficialmente anunciada para Portugal. Nos próximos dias, os utilizadores deverão ter uma nova opção na aplicação que permite escolher os percursos mais eficientes em função da tipologia de veículo que conduzem.
Primeiro será necessário atualizar a aplicação para a versão mais recente. Depois, assim que tiver uma rota definida, carregue nos três pontos que surgem no canto superior direito, selecione opções de trajeto e de seguida escolha a opção ‘Dar preferência a rotas eficientes’. Logo abaixo, tem também a possibilidade de definir a tipologia de veículo que tem: se é a gasolina, gasóleo, híbrido ou elétrico.
Isto acontece, pois a Google usa dados do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do Departamento de Energia dos EUA e dados da Agência Europeia do Meio Ambiente para perceber em que situações cada tipo de carro é mais eficiente. Por exemplo, os carros a gasóleo são mais eficientes em velocidades mais altas, pelo que o sistema irá dar preferência a um percurso no qual seja possível obter essas velocidades.
Na publicação na qual oficializa a chegada desta funcionalidade a Portugal e a outros 39 países europeus, a Google dá um exemplo: uma viagem entre duas localidades na Irlanda que em condições normais demoraria uma hora e meia, com o novo sistema demora apenas mais nove minutos, mas permite uma poupança de combustível de 30%. Isto significa também que os percursos ecológicos poderão não ser os mais rápidos, pois a prioridade é dada ao consumo de combustível expectável.
A funcionalidade rotas ecológicas já tinha sido lançada nos EUA e Canadá, e só nestes países já poupou combustível equivalente a reduzir em 500 mil toneladas métricas as emissões de carbono.