O Google Chrome vai mudar, pela primeira vez, desde 2014, o seu logótipo. Elvin Hu, designer do Chrome, mostrou na sua conta oficial do Twitter o novo desenho, destacando as suas mudanças.
Com cores mais vibrantes, o novo logótipo vai apresentar o vermelho, o amarelo e o verde planos, enquanto o atual incorpora sombras nas bordas entre cada uma das cores. Hu disse que “colocar certos tons de verde e vermelho próximos um do outro criava uma vibração de cor desagradável” e, por isso, utilizaram gradientes para tornar o ícone “mais acessível” e evitar qualquer vibração de cor. Além disto, também o círculo azul sofreu algumas alterações, parecendo maior e mais centrado.
Este logótipo, que está presente na barra de tarefas e que dá acesso à página de internet, não vai, no entanto, ter a mesma aparência em todos os sistemas operativos. No ChromeOS, o ícone vai ser mais colorido, assemelhando-se aos restantes ícones do sistema, e no macOS irá ter uma pequena sombra. Já nas versões do Windows 10 e 11 irá ter um gradiente mais intenso, identificando-se com os restantes ícones do sistema operativo da Microsoft.
As versões beta vão ter também outras versões de logótipo, sendo que a que mais se destaca é a da aplicação beta no IOS, com um ícone ao estilo de “planta de construção”. O designer disse ainda que a equipa experimentou uma linha branca como borda de cada cor, mas o ícone tornava-se menor, dificultando o reconhecimento deste entre outras aplicações do Google.
De acordo com a publicação The Verge, o novo ícone vai estar visível ao utilizar o Chrome Canary, mas em breve ficará visível em todos sistemas e para todos os utilizadores.