A empresa DuckDuckGo, que desenvolve um motor de busca e navegador focados na privacidade, anunciou nesta terça-feira (21) que vai lançar um navegador para computadores que, segundo a tecnológica, será mais rápido, ‘limpo’ e privado do que o Google Chrome. Já disponível em versão beta para utilizadores selecionados, o novo browser vai ser lançado para Mac e PC.
Ainda sem data prevista para o lançamento da primeira versão pronta para o utilizador final, o novo navegador vai oferecer proteções de privacidade, por definição, em pesquisas, e-mail e navegação em geral. A DuckDuckGo esclarece no blogue oficial que este “não é um navegador de privacidade”, mas “uma aplicação de navegação diária que respeita a privacidade do utilizador e impede que as empresas espiem o seu histórico de pesquisa e navegação”.
Enquanto o Google Chrome é baseado no motor Chromium, a versão desktop DuckDuckGo será baseada nos motores de renderização dos próprios sistemas operativos (Windows e Mac) e não terá outras bases de código de terceiros.
Este ano, a empresa já lançou a versão beta de uma aplicação de proteção de e-mail, melhorias no motor de busca DuckDuckGo e um “botão de queimar” no navegador, que elimina todo o histórico da sessão. Agora quer “redefinir as expectativas do utilizador quanto à privacidade online diária” com o novo navegador autónomo, disse a empresa.