A Microsoft informou os utilizadores que a partir de março de 2022 terminam as sincronizações automáticas de conteúdos do OneDrive para computadores Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1. Já em janeiro, a empresa de Redmond vai deixar de fornecer atualizações e suporte para o OneDrive que não esteja em Windows 10 ou Windows 11.
Os utilizadores de versões mais antigas do sistema operativo vão continuar a ter acesso aos ficheiros na aplicação e na Web app, mas, para guardar as versões mais recentes, terão de o fazer manualmente, dado que a conveniência e simplicidade da sincronização automática vão terminar. A recomendação da gigante tecnológica é que para evitar quaisquer dificuldades, os utilizadores atualizem para o Windows 10 ou Windows 11, noticia o The Verge.
A justificação invocada pela Microsoft para esta decisão prende-se com o “foco de recursos em novas tecnologias e sistemas operativos e na vontade de disponibilizar aos utilizadores as experiências mais atualizadas e seguras”.
Recorde-se que o ciclo de vida do Windows 8 terminou em 2016, o do Windows 8.1 em 2018 e o do Windows 7 em 2020. O plano para terminar o suporte ao Windows 10 aponta para algures em 2025.