A empresa de Leiria, premiada em 2017 pela Exame Informática, já se tornou uma referência internacional no software de criação e posicionamento 3D de áudio. A tecnologia da Sound Particles foi usada, por exemplo, em grandes produções Hollywood, como Game of Thrones, Star Wars 9 e Frozen 2. O software nacional permite criar ambientes sonoros 3D altamente complexos.
Agora foi a vez da Epic Games, uma das maiores produtoras de videojogos do mundo, reconhecer a tecnologia da Sound Particles. A Epic Games, responsável por sucessos como o Unreal Engine – motor gráfico usado por muitos jogos – e o Fortnite, atribuiu à empresa portuguesa um prémio de 50 mil dólares (cerca de 43 mil euros). De acordo com a Sound Particles, este “Epic MegaGrant” será “aplicado no progresso e contínuo sucesso do software da Sound Particles em combinar CGI e técnicas de áudio para criar um novo padrão no mundo de gaming”.
Em resposta à Exame Informática, a Sound Particles confirmou que o objetivo é integrar a tecnologia de criação de áudio 3D da empresa de Leiria em futuras versões do Unreal Engine.
Para Nuno Fonseca, fundador e CEO da Sound Particles, este prémio é “um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, e pelo potencial da nossa tecnologia”.