A Samsung assumiu nesta terça-feira um novo compromisso com os utilizadores de um grande número de modelos de smartphones da marca: atualizações para três gerações do sistema operativo Android. Um exemplo: o Galaxy S20, que de origem vem com Android 10, tem garantidas três grandes atualizações de software, a começar já pelo Android 11, versão que vai ficar disponível ainda antes do final do ano.
“À medida que as pessoas usam os seus dispositivos por mais tempo, estamos a trabalhar para trazer proteção e novas funcionalidades entusiasmantes aos dispositivos que já têm nas mãos. Ao suportar atualizações até três gerações do sistema operativo Android, estamos a aumentar o ciclo de vida dos nossos produtos Galaxy e a fazer uma promessa de que vamos providenciar uma experiência móvel simples e segura que tira partido das inovações mais recentes assim que estiverem disponíveis”, disse Janghyun Yoon, líder de plataformas de software e do negócio de comunicações móveis da Samsung, em comunicado.
Em baixo, a lista de equipamentos que vão receber três gerações de atualizações do Android, segundo informações da própria Samsung:
- Série Galaxy S: Galaxy S20 Ultra 5G, S20 Ultra, S20+ 5G, S20+, S20 5G, S20, S10 5G, S10+, S10, S10e, S10 Lite e futuros dispositivos da série Galaxy S
- Série Galaxy Note: Galaxy Note20 Ultra 5G, Note20 Ultra, Note20 5G, Note20, Note10+ 5G, Note10+, Note10 5G, Note10, Note10 Lite e futuros dispositivos da série Galaxy Note
- Série Foldable: Galaxy Z Fold2 5G, Z Fold2, Z Flip 5G, Z Flip, Fold 5G, Fold e futuros dispositivos da série Foldable
- Série Galaxy A: Galaxy A71 5G, A71, A51 5G, A51, A90 5G e futuros dispositivos selecionados da série Galaxy A
- Tablets da série Tab S: Galaxy Tab S7+ 5G, Tab S7+, Tab S7 5G3, Tab S7, Tab S6 5G4, Tab S6, Tab S6 Lite e futuros dispositivos da série Galaxy Tab S
A Samsung assume ainda o compromisso de atualizar outros dispositivos além dos já referidos, desde que as especificações técnicas permitam, após a atualização, uma “experiência móvel otimizada”.
A tecnológica sul-coreana sublinha ainda que a atualização das aplicações próprias e outras atualizações de segurança são uma prioridade para a empresa. De recordar que, recentemente, foram revelados pormenores sobre uma mega-falha de software em smartphones Samsung que permitia apagar todos os dados dos dispositivos – um problema que foi encontrado pelo investigador português de segurança informática Pedro Umbelino.