O navegador vai descendo a página e destacando as palavras à medida que vão sendo lidas em voz alta pelo Assistente da Google. A nova funcionalidade está à distância de comando de voz com opção ‘Read this page’ ou ‘Read Aloud’ e pode ser usada para ler artigos de blogue, páginas de notícia ou qualquer conteúdo de texto. A ferramenta é útil não só para pessoas com dificuldades visuais ou de leitura, como para quem necessite de uma pequena ajuda para ler artigos mais detalhados.
Estranhamente, como reforça a Google e como verificámos, “para se poder utilizar esta funcionalidade é necessário que o assistente – além do idioma nativo do utilizador – tenha também o idioma inglês ativo. Ou seja, temos de dar uma ordem em inglês para ouvirmos a leitura em Português. E apesar de o comunicado indicar que esta nova funcionalidade suporta Português de Portugal, nos testes que fizemos com um smartphone Android, a leitura foi feita em Português do Brasil. Ainda mais curioso: este idioma nem sequer estava instalado no aparelho. Ou seja, tudo indica que a Google ainda está a fazer afinações a esta funcionalidade.
Sempre que o artigo legível é apresentado no browser, o utilizador pode ativar o Assistente e dar os comandos de voz respetivo. Está ao alcance do utilizador a configuração da velocidade de leitura ou das vozes disponíveis. A Google explica em comunicado que optou por vozes expressivas e naturais, que usem a mesma entoação e ritmo de um utilizador humano.
O Assistente está capacitado para ler artigos em 42 idiomas, mesmo que os textos não estejam no idioma nativo do utilizador. Ou seja, além de ler em voz alta, a funcionalidade permite ainda a tradução dos conteúdos. Para poder usar esta novidade, o Assistente tenha a a opção ‘utilizar contexto de ecrã’ ativa.
Os webmasters não precisam de proceder a qualquer configuração para ativar esta funcionalidade, mas caso não a pretendam só precisam de adicionar a tag nopagereadaloud. Para os programadores de apps, é necessário usar a plataforma Actions on Google para que o texto das suas criações seja legível.
Veja a funcionalidade em ação neste vídeo.