A Microsoft quer ajudar a Apple e a Google a combater malware e apps maliciosas nos telemóveis e tablets e anunciou que vai disponibilizar o Defender Advanced Threat Protection (ATP) para os sistemas móveis. O Defender para Android e iOS vai alertar os utilizadores quando tentarem aceder a sítios online considerados inseguros pela Microsoft.
Rob Lefferts, vice-presidente da empresa de Redmond, explica que a solução vai também ajudar a evitar ataques de phishing. O executivo diz que os sistemas operativos móveis são “bastante seguros, mas ser muito seguro não quer dizer que se é completamente seguro”, cita a CNBC.
O suporte do Defender ao Linux chegou hoje e, no ano passado, tinham sido lançadas as extensões para Chrome e Firefox, bem como o apoio para Mac, pelo que é fácil perceber que a Microsoft está a alargar o alcance da sua proteção. Não foi revelada a data de chegada do Defender para os sistemas operativos móveis.
Noutra vertente, a Microsoft Threat Protection vai estar disponível a partir de hoje para clientes Microsoft 365 e inclui o Defender, o Office 365 ATP, o Azure ATP e a Microsoft Cloud App Security que, em conjunto, ajudam os utilizadores a manter-se protegidos face a ameaças que possam afetar emails, aplicações ou endpoints e que recorrem a algoritmos de IA para bloquear ataques automaticamente.