No Reddit e em outros fóruns surgiram mensagens de utilizadores a dizer que não têm permissões para desligar ou reiniciar as suas máquinas, de acordo com o alerta que recebem quando o tentam fazer. Alguns destes utilizadores conseguiram contornar o erro ao recorrer ao Editor de Políticas de Grupo, a partir da linha de comandos, para forçar a mudança das permissões. No entanto, este passo é demasiado técnico para que a maioria dos utilizadores do Windows 7 e não é nada práticao.
Outro grupo aponta para a Adobe e diz que conseguiu ultrapassar o problema ao desabilitar vários serviços de atualização automática daquela empresa. No entanto, não há confirmação por parte da Microsoft de o quê ou quem possa estar a causar esta falha. A empresa revelou ao Bleeping Computer estar a investigar o sucedido.
Uma terceira solução, também nada agradável para os utilizadores, implica a criação de uma nova conta com permissões de aministrador, entrar nessa outra conta, depois voltar à conta de base e reiniciar ou desligar.
Recorde-se que a Microsoft planeava terminar o suporte ao Windows 7 a 14 de janeiro, mas, desde então, já teve de lançar pelo menos duas atualizações para corrigir bugs do sistema operativo. Estima-se que esta nova falha motive nova atualização por parte da empresa de Redmond.