A Tesla repete a presença no concurso de hackers Pwn2Own que se realiza em Vancouver, no Canadá, em março. A competição desafia hackers a descobrir vulnerabilidades em sistemas tecnológicos em troca de recompensas financeiras ou outros prémios. A empresa de Elon Musk reconhece que os carros, particularmente os seus, se assemelham cada vez mais a computadores sobre rodas e que também estão sujeitos a serem pirateados. Recorde-se que estes veículos têm soluções computadorizadas complexas a bordo e que recebem atualizações over-the-air.
A competição Pwn2Own é da Zero Day Initiative, da TrendMicro, que defende em comunicado a presença da Tesla dizendo que «queríamos incluir a Tesla porque eles foram pioneiros no conceito de um carro conectado e nas atualizações over-the-air há quase uma década e estão a liderar o segmento desde então (…) Sair com um Model 3 vai ser mais difícil este ano, o que significa que as potenciais recompensas também são mais elevadas», cita o Electrek.
Os carros da Tesla estão equipados com múltiplas camadas de segurança e há três níveis de recompensas a concurso na categoria Automóvel. Caso a vulnerabilidade descoberta esteja no primeiro nível e com mais alguns prémios adicionais, os especialistas de segurança podem chegar a ganhar 700 mil dólares. A falha pode ter como ponto de entrada o sintonizador, o Wi-Fi, o Bluetooth ou o modem a bordo.
Recorde-se que a Tesla já tem o seu próprio programa de caça ao bug há cinco anos e que já terá pago centenas de milhares de dólares nestas recompensas. Em 2018, foi aumentado o valor máximo pago por vulnerabilidade explorada para os 15 mil dólares. Para provar também o interesse em obter a colaboração destes investigadores de segurança, a empresa anunciou que não irá invalidar as garantias dos carros que forem pirateados por hackers de forma «pre-aprovada», desde que estes estejam a agir de boa fé e com o fim de realizar investigações de segurança.
David Lau, vice-presidente da Tesla, explica que «desenvolvemos os nossos carros com os mais elevados padrões de segurança em todos os aspetos e o nosso trabalho com a comunidade de investigadores de segurança é bastante valiosa (…) aumentamos continuamente o nosso investimento em parcerias com estes investigadores para assegurar que todos os proprietários de carros Tesla beneficiam constantemente das mentes mais brilhantes da comunidade».