Nove em cada dez aplicações de antivírus para o Android não são tão eficazes como alegam ser. O estudo da AV-Comparatives consistiu em colocar à prova 250 soluções “atirando-lhes” duas mil ameaças e ataques mais frequentemente encontradas em Android.
Os testes foram realizados num Nexus 5 com Android 6.01 e a conclusão é que apenas 23 conseguiram proteger a 100% contra todos os ataques e não levantar qualquer falso alarme. Entre estes nomes estão o Avast, Avira, AVG, Sophos, e Trend Mobile, noticia o Digital Trends.
Apenas 80 das 250 apps conseguiram detetar mais de 30% do malware de testes sem criar falsos alarmes. O grave é que as soluções de 138 criadores só foram capazes de bloquear menos 30% das ameaças ou levantaram bastantes alertas para ficheiros que seriam seguros. O estudo revela ainda que houve 16 apps que não foram migradas corretamente para Android 8, o que limita a sua capacidade de proteção.
Um dos alertas levantados pela equipa de investigadores é que alguns destes antivírus nem sequer têm capacidade de analisar o sistema do utilizador e limitam-se a cruzar o software instalado com uma black list para anunciar ter encontrado ou não ameaças.
A AV-Comparatives recomenda que se procurem apps de fontes bem conhecidas, verificadas e com reputação, não se devendo olhar para o número de downloads ou classificações de outros users, pois essas métricas podem ser adulteradas.