A Apple admitiu em dezembro que abrandava propositadamente o desempenho dos iPhones com o passar do tempo, como medida para preservar a bateria e evitar outros problemas. As críticas surgiram de imediato, principalmente por esse abrandamento não ser conhecido ou autorizado pelo utilizador. Agora, segundo a Cnet, a marca de Cupertino confirmou que a partir do iOS 11.3, os utilizadores irão receber recomendações sobre se a bateria necessita de intervenção e poder ligar ou desligar a funcionalidade de gestão de energia que, por um lado preserva a bateria, por outro, afeta a performance do equipamento.
Tim Cook, CEO da Apple, já tinha confirmado que esta abordagem estava a ser testada e a Apple revela agora que deve fazer parte do iOS 11.3. A atualização chega na primavera para todos os utilizadores, embora esteja prestes a estar disponível em fase beta.
A funcionalidade de gestão de energia pode ser encontrada no menu Bateria, nas Definições para os iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, iPhone 6S, iPhone 6s Plus, iPhone 7 e iPhone 7 Plus.