O browser Opera acaba de anunciar a disponibilização de uma funcionalidade de VPN (sigla em inglês de rede virtual privada) que terá como objetivo proporcionar privacidade aos internautas.
A funcionalidade de VPN é gratuita, informa o The Verge. Por enquanto, apenas está disponível na versão para programadores. A versão definitiva deverá ser disponibilizada dentro de algumas semanas.
O blogue oficial do browser revela que a Opera não tem pruridos em admitir que a VPN pode ser usada tanto para evitar interceções e usurpações de dados em redes públicas, como ainda para permitir o acesso a sites cujo acesso foi bloqueado por ordem das autoridades ou mesmo para mascarar o número de IP usado no acesso à Net.
O blogue oficial do Opera revela ainda que a disponibilização da rede VPN pretende acompanhar as novas tendências de consumo – e dar resposta aos pedidos dos internautas (em especial dos mais jovens). Além de criar uma alternativa capaz de concorrer com as VPN pagas, a nova funcionalidade poderá, eventualmente, desencadear uma resposta nos outros browsers, que poderão sentir a necessidade de disponibilizar funcionalidades equivalentes.