A equipa que desenvolveu a app – Ana Carpinteira, João Flora, Sara Loureiro, Duarte Horta, Ana Barbosa e João Santos
Estudantes da Universidade de Aveiro desenvolveram uma app que estima em tempo real a probabilidade de ter um acidente de automóvel. A app Risco Sobre Rodas dá a conhecer as probabilidades de acidente através de uma pontuação que varia entre o zero, que é relativo ao risco nulo, e o 100, que é indiciador de risco máximo.
A probabilidade de risco é sinalizada a cores e a app emite sinais sonoros sempre que o utilizador se expõe ao risco máximo de acidente.
A app, que foi desenvolvida por seis estudantes do 3º ano de Engenharia de Computadores e Telemática do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), está atualmente disponível para dispositivos Android (pode ser descarregada na na Play, da Google,ou no endereço do projeto).
As estimativas das probabilidades de risco têm em conta a idade, o género, ou capacidade de visão dos condutores e contemplam ainda «a velocidade, o tipo de veículo, as condições meteorológicas, o histórico de acidentes dos locais por onde vai circulando o veículo, os acidentes que existam nas proximidades, assim como estatísticas temporais e espaciais dos últimos anos de acidentes nas estradas portuguesas», refere um comunicado da Universidade de Aveiro.
Além da app, os investigadores desenvolveram um site que permite a cada condutor saber os riscos de acidente a que se sujeitam durante os vários percursos efetuados ao longo de um dia, de um mês ou de um ano.