Pode um emoji ser racista? Nos Macs, o preconceito vai finalmente acabar. A Apple acaba de disponibilizar uma ferramenta na versão beta do sistema operativo OS X, que permite a cada utilizador escolher cinco cores da pele.
De acordo com o 9to5mac, o novo sistema operativo da Apple vai integrar software produzido pelo Unicode Consortium a fim de poder contemplar as diferenças de cor de pele dos utilizadores que pretendam usar emojis.
O software criado pelo Unicode Consortium permite seguir a denominada escala Fitzpatrick, que serve de referência na área da dermatologia. Até à data, os utilizadores apenas poderiam escolher três perfis que não estavam associados à estereótipo do europeu ocidental: um homem usando um chapéu típico chinês, um segundo homem que usava a boina de cossaco e por fim um terceiro perfil de tez mais escura e com um turbante.
A nova coleção de Emojis é composta por 300 figuras – e não são só os preconceitos rácicos que são combatidos. Na lista de novos emojis, há também a representação de famílias com pais do mesmo sexo.