A IPsoft deu hoje a conhecer a Amelia, um sistema computacional de inteligência artificial que pretende transformar o mundo laboral e que é fruto de 15 anos de investigação.
Este sistema, cujo nome é inspirado na pioneira da aviação Amelia Earhart, pode aliviar as pessoas das tarefas mais rotineiras e entediantes, deixando-as livres para se ocuparem de funções mais criativas.
De acordo com o The Telegraph, a Amelia tem a capacidade de seguir as mesmas instruções escritas dos seus colegas humanos, sendo que é capaz de absorver a informação em poucos segundos. Para conseguir atingir este objetivo, o sistema conta com as capacidades de compreender o contexto, aplicar lógica e inferir.
Assim, quando exposta à mesma informação dos seus colegas na empresa, a Amelia pode aplicar rapidamente os seus conhecimentos para resolver problemas referentes a vários processos de negócio. Além disso, tem a capacidade de aprender com os seus colegas e, desta forma, continuar a aumentar a sua fonte de conhecimento.
Entre as outras características da Amelia, destaque para o facto de conseguir falar mais de 20 línguas e conseguir criar o seu próprio mapa processual da informação que recebe, o que faz com que seja capaz de descortinar sozinha as ações que deve tomar para resolver o problema com que se depara.
O sistema já está a ser testado em algumas empresas, em áreas tão diversas como helpdesk, suporte a operações financeiras e aconselhamento especializado para engenheiros. Nestes testes, a Amelia começou por conseguir resolver poucos problemas sozinha, sendo que, após um mês, já conseguia dar resposta a 42% dos problemas e, no final do segundo mês, o número subiu para 64%.
Para o futuro, a IPsoft tem planos para colocar a Amelia em robots humanoides.