
Por que é que as estradas precisam de um médico? Resposta dos criadores do iRoad: para prevenir fendas, buracos, peladas e acautelar a existência de sinais, passagens para peões ou sistemas de drenagem. Mas não se espere um médico de carne e osso. iRoad, diminutivo de Inspection of ROADS, é uma solução desenvolvida pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra para a auscultação das redes rodoviárias.
Um comunicado da Universidade de Coimbra descreve o iRoad como uma solução que corre em tablets Android, que faz o diagnóstico dos pavimentos das estradas. O novo médico das estradas distingue-se pela portabilidade e pelos custos em conta e pela possibilidade de funcionar com teclados virtuais configuráveis em função do que se pretende inspecionar. A aplicação contempla ainda a incorporação de imagens, vídeos, comentários escritos ou falados.
O iRoad contém módulos para o registo das características da estrada, levantamentos, e interação com outros sistemas (entre eles o Sistema Informático de Gestão da Conservação de Pavimentos) e ainda para a importação e exportação de dados.
A nova solução foi desenvolvida em parceria com a empresa informática Byline Solutions no âmbito do projeto projeto Multi-objective Decision-Aid Tool for Highway Asset Management (MODAT). O projeto contou com o financiamento do Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE).