Desde ontem que qualquer português pode descarregar uma nova geração de apps que garantem a encriptação de comunicações de voz, vídeo ou texto entre utilizadores de 79 países. A solução é conhecida pelo nome da empresa que a criou: Silent Circle. No Play ou na App Store já é possível descobrir três apps associadas à Silent Circle: uma app especializada na encriptação de comunicações de voz e vídeochamadas; uma segunda para as mensagens de texto; e por fim, uma terceira que garante a confidencialidade dos números de telefone registados no telemóvel.
A Silent Circle, que começou por ganhar nome depois de colaborar com a Geeksphone no desenvolvimento do famoso Blackphone, está apostada em também ganhar posição nas apps de encriptação, que tira partido das comunicações sobre IP. O que, além da tecnologia anti-escutas, permite reduzir custos relacionados com o roaming entre os diferentes países abrangidos por estas apps.
A Reuters revela que os custos das chamadas cifradas pela Silent Circle oscilam entre 12,95 dólares (cerca 9,4 euros) para 100 minutos de conversação mensais e 39,95 (cerca de 29,3 euros) para mil minutos de conversação mensais. Grande parte da Europa, Américas do Norte e do Sul e ainda vários países da Ásia são abrangidos por esta app que atribui um número específico para comunicações seguras entre aderentes do serviço.
As novas apps não estão confinadas aos telemóveis: também podem, ser usadas para assegurar a confidencialidade de comunicações feitas com redes fixas, ou mesmo serviços de Voz sobre IP (VoIP) usados em computadores pessoais. A app também está apta para o envio de ficheiros encriptados.
Na voz, a encriptação é garantida através de um protocolo conhecido por ZPRT que aplica a cifra durante a ligação e apaga as chaves que garantem a encriptação quando a chamada acaba. Nos serviços de mensagens, é o protocolo Silent Circle Instant Messaging Protocol (SCIMP) que gere as chaves secretas que garantem que as comunicações não são intercetadas.
A Silent Circle garante que elimina todos os dados dos clientes a cabo de sete dias. A companhia compromete-se a anunciar de seis em seis meses quantos pedidos de informação foram solicitados pelas diferentes autoridades onde a app está disponível.
A Silent Circle garante que as três apps não têm backdoors, mas admitem que nenhum sistema é infalível: além de admitir que o sistema poderá permitir, através de mecanismos sofisticados, a identificação de números IP usados nas comunicações, a marca anti-escutas reitera que não se pode responsabilizar pelos sistemas operativos em que a app é usada (iOS e Android).