
A decisão foi tomada antes mesmo do lançamento da primeira versão do Firefox para Windows 8. O vice-presidente Johnathan Nightingale diz mesmo que seria «um erro» lançar a versão 1.0, noticia o The Next Web.
A Mozilla considera que o reduzido número de utilizadores da interface Metro não ajuda a organização a atingir os seus objetivos tão bem quanto acontece com as versões Windows, Mac, Linux e Android. Milhões de pessoas usam diariamente as versões do Firefox em pré-release, mas a empresa nunca conseguiu mais de mil utilizadores ativos a cada momento no ambiente Metro.
A fundação pretende agora apontar o «foco para locais onde pode chegar a mais utilizadores». A Mozilla não quer lançar um produto que não tenha sido convenientemente testado pelo público e que poderia resultar na descoberta de vários bugs só após o lançamento.
Os trabalhos na versão Metro do Firefox começaram em fevereiro de 2012. A organização previu o lançamento da primeira versão para dezembro de 2013, mas esta data foi sendo sucessivamente adiada até ontem ter sido confirmado o cancelamento dos trabalhos.