A estratégia do responsável pelos sistemas operativos da Microsoft, Terry Myerson, passa por combater o domínio do Android nos dispositivos mobile. Para isso, este executivo pretende oferecer as versões do Windows Phone e do Windows RT aos fabricantes. Esta medida pode ser implementada apenas quando chegar a nova versão do Windows, com o nome de código Threshold.
A maior fatia de lucro que a Microsoft consegue com o Windows Phone e o RT é conseguida através do licenciamento do software aos fabricantes dos dispositivos. A Nokia domina o mercado de Windows Phone, com 80% do mercado. Agora, com a compra da Nokia, a Microsoft vai deixar de poder contar com as receitas de licenciamento que obtinha da fabricante finlandesa.
As receitas, dessa forma, teriam de vir de anúncios nas apps do Windows 8, dos lucros conseguidos com as pesquisas no Bing e do push feito a utilizadores para passarem a usar serviços como o SkyDrive, o Office ou o Skype.
Ao oferecer o acesso ao Windows Phone e ao RT, a Microsoft pretende cativar mais fabricantes a desenvolverem produtos com este software. Neste momento, Microsoft e Nokia são as únicas marcas a fabricar tablets com Windows RT.
Há rumores de que a Microsoft já tenha tido uma abordagem nestes termos junto da HTC, para convencer o fabricante a passar a usar o seu sistema operativo.