A Heyday baseia a sua ação em sítios visitados pelo utilizador e fotografias que tenham sido captadas. Depois, a app arruma toda a informação e oferece a possibilidade ao utilizador de gravar os diários nos servidores da empresa ou armazená-los localmente nos seus smartphones.
De acordo com o CEO da Heyday, Siqi Chen, «se vivermos num servidor, as pessoas não vão confiar em nós», cita o AllThingsD. O armazenamento local foi cuidadosamente preparado de forma a não ocupar muito espaço no telefone e estar sempre acessível, proporcionando uma experiência de utilização agradável.
O objetivo da app é fornecer um diário perfeito e privado, onde a maioria dos conteúdos aparece por si mesma.
Os diários podem ter a forma de uma coleção de fotografias tiradas no mesmo dia, onde as imagens estão nítidas e as feições focadas. Desta forma, o utilizador consegue guardar uma recordação daquele dia específico. As colagens e montagens são feitas de forma bastante simples e intuitiva, podendo o utilizador escolher quais os efeitos e edições a aplicar.
A startup que lançou a app hoje conta com o investimento de dois milhões de dólares da Google Ventures, Spark Capital, CrunchFund e outros investidores.