Tal como tínhamos ontem noticiado, o Android 4.4 que saiu agora com o novo Nexus 5 inclui inúmeras novidades, mas a maior talvez seja o facto de exigir menos memória para funcionar. Segundo a Google, o mínimo necessário para o novo sistema operativo são 512 MB de memória.
Se olharmos para os telefones Android que as operadoras nacionais têm à venda por menos de 100 euros, vemos que existem vários modelos passíveis de serem atualizados para o novo Android, muitos dos quais ainda correm o antigo Android 2.3 – aliás, a versão mais popular deste sistema operativo, dado que grande parte das vendas Android continua a ser feita no segmento dos modelos mais baratos.
Contudo, há más notícias para quem comprou o Google Nexus original. Apesar de este ser um smartphone com apenas dois anos e o dobro da RAM pedida para o Android KitKat, a Google diz que este terminal não será atualizado para a nova versão do sistema operativo. Mantém-se aqui, portanto, a regra da empresa de suportar atualizações para os dispositivos Nexus por apenas 18 meses – a Apple, por seu lado, oferece a mais recente versão do iOS para iPhones com até três anos. Todavia, neste caso, é questionável até que ponto um iPhone com três anos e o mais recente iOS é usável.