
As imagens reveladas pelo site Unwired View.com mostram a versão 3.0 do Tizen, o sistema operativo para smartphones desenvolvido pela Samsung, a correr no Galaxy S4. Embora o Tizen não esteja integrado em nenhum terminal disponível no mercado, a verdade é que a Samsung continua a desenvolvê-lo. Segundo a mesma fonte, o blogue Tizen indonesia teve acesso ao sistema instalado no atual topo de gama do fabricante coreano.
A Samsung tinha anunciado o primeiro lançamento de um dispositivo Tizen para o início deste ano, mas o evento foi adiado para agosto e, agora, novamente adiado. Supostamente, ainda vai aparecer este ano.
As imagens partilhadas são muito interessantes, porque mostram um sistema operativo que nos parece bem concebido do ponto de vista de desenho de interface.
O Tizen não vai tomar o lugar do Android (ou do Windows Phone) na oferta de smartphones da Samsung, mas pode fazê-lo em outros dispositivos do vasto catálogo de eletrónica de consumo que o fabricante coreano tem.
Será importante reter que o desenvolvimento contínuo do Tizen dá à Samsung um caminho alternativo caso a Google ou a Microsoft decidam fechar os seus sistemas operativos a dispositivos de outros fabricantes. É preciso não esquecer que a Google pode fabricar (e fabrica) porque comprou a Motorola, e a Microsoft comprou agora a Nokia e pode fazer o mesmo. No fundo, seguirem a mesma estratégia da Apple que domina toda a cadeia de valor.
Para reforçar ainda a aposta que a Samsung está a fazer no desenvolvimento de software, relembramos que este fabricante realiza este ano a sua primeira conferência para developers que vai decorrer nos Estados Unidos já no próximo mês.