Os relatórios de roubos baixaram significativamente depois de a polícia em Los Angeles passar a usar um algoritmo informático que lhes indica as zonas onde devem realizar as patrulhas. O software usado teve uma taxa de sucesso duas vezes superior às que os analistas humanos costuma fazer para prever zonas onde irão ocorrer crimes.
O programa foi desenhado pela PredPol, sedeada em Santa Cruz, Califórnia, noticia o Technology Review. O software é “alimentado” com relatórios policiais atualizados, que indicam data e hora do crime. Depois, é feito um cruzamento com as zonas mais problemáticas e estudos sociológicos sobre comportamentos típicos de criminosos, como atacar sempre nas mesmas zonas. O sistema produz depois um mapa para cada patrulha, com quadrados vermelhos a mostrarem as zonas mais prováveis de receberem a “visita” de um criminoso.
O software consegue analisar a evolução do crime numa determinada zona ao longo de anos e avaliar a probabilidade de tornar a acontecer, enquanto um analista humano tem apenas a perspetiva de acontecimentos mais recentes.
A tecnologia está a ser usada em seis áreas de Los Angeles e cobre uma população de 1,1 milhões de habitantes.