A produtora do “browser da raposa” fez saber que já assinou parcerias com as fabricantes de telemóveis e equipamentos de telecomunicações Alcatel-Lucent e ZTE, com o objetivo de desenvolver telemóveis para o futuros Firefox OS.
A esta aliança em torno do novo sistema operativo juntaram-se ainda alguns operadores móveis com nomes sonantes, como a Deutsche Telekom, Etisalat, Smart, Sprint, Telecom Italia, Telefonica e Telenor.
De acordo com a empresa internacional, o Firefox OS deverá começar por estrear no Brasil, através circuito comercial da operadora móvel Vivo, que foi detida em tempos pela PT, mas que hoje é liderada pela espanhola Telefonica. A estreia mundial deverá ocorrer no início de 2013.
O novo sistema operativo, que começou a ser trabalhado com o nome de código Boot to Gecko em 2010, é baseado no standard HTML5 e tem por objetivo promover abertura tecnológica. Num blogue da Mozilla, Gary Kovacs, CEO da Mozilla, admite que o novo sistema operativo terá por prioridade os denominados mercados emergentes.