As aplicações que tirem partido da capacidade gráfica e do ecrã retina com maior resolução vão ser as principais “vítimas” e terão o maior crescimento. A própria Apple já atualizou as suas aplicações de forma que possam ser utilizadas na perfeição no novo iPad. As apps gráficas são as que têm um crescimento maior.
De acordo com a Cnet, o iMovie, por exemplo, cresceu dos 70 MB para os 404 MB. No entanto, muito deste crescimento deve-se também ao aumento de trailers e da biblioteca de media disponibilizada. No caso de jogos mais pequenos, como o Angry Birds, o aumento deve ser de poucos megabytes.
Sabe-se que cada app só pode ter até 2 GB. As que mais se aproximam deste limite são jogos como o FIFA 11 ou o 12, ou ainda o Infinity Blade 2. O denominador comum é que são jogos com grandes gráficos e ainda não se conhecem as versões otimizadas para o novo iPad. Do top de 25 aplicações mais populares da loja da Apple, a maior parte tem entre 20 e 50 MB, pelo que ainda há espaço para crescerem quando se otimizarem para o novo iPad.
Resta saber se os programadores vão optar por ter diferentes versões para o novo iPad e os modelos anteriores ou “obrigar” o consumidor a pagar pela aplicação otimizada para o ecrã retina, mesmo que não possa desfrutar das melhorias.