No blogue da MSDN, Steven Sinofsky explica que a Microsoft decidiu suportar o USB 3.0 de raiz no Windows 8, afirmando que a decisão de optar por este standard foi "fácil".
Sinofsky explica que o Windows tem um papel fundamental não só a suportar novo hardware e protocolos, como também a garantir que continua a haver compatibilidade com os protocolos antigos, como é o caso do atual USB 2.0.
Para tal, a Microsoft está a trabalhar com os diversos fabricantes para criar um controlador para o novo USB 3.0 que proporcione não só excelente desempenho como também compatibilidade com os "10 mil milhões de dispositivos USB" que existem no planeta.
No blogue, não é explicado se a empresa planeia suportar o Thunderbolt, a tecnologia concorrente criada pela Intel, que já foi implementada pela Apple nos mais recentes Macs, e é capaz de atingir velocidades de transferência de 10 Gbps, o dobro do USB 3.0.
Acha que a Microsoft faz bem em optar pelo USB 3.0 relativamente ao Thunderbolt? Ou o Windows 8 deveria suportar ambos e deixar ao critério dos utilizadores a decisão de que tipo de periféricos usar?