A AMD será a primeira empresa a integrar a norma USB 3.0 nos seus chipsets, segundo a CNet. A tecnologia será incluída nos chipsets A75 e A70M para processadores Fusion, e está neste momento a ser disponibilizada.
As vantagens do USB 3.0 relativamente ao atual 2.0 prendem-se com a maior velocidade de transferência (5 Gbps contra 480 Mbps) mas também com o facto de ser possível fornecer até mais 80% de energia através de um controlador USB 3.0.
Também a Intel anunciou irá suportar a interface USB 3.0 nos seus chipsets, mas só a partir de 2012. Todavia, a empresa pediu aos programadores que tenham em conta tanto esta como a tecnologia Thunderbolt."A Intel suportará o USB 3.0 em 2012 na plataforma cliente. [E] vamos suportar o Thunderbolt. Pensamos que são [tecnologias] complementares", disse Kirk Skaugen, vice-presidente no Intel Architecture Group, falando na conferencia para programadores em Pequim.
O USB 3.0 será suportado na plataforma com nome de código Ivy Bridge, a família de processadores que se seguirá aos atuais Sandy Bridge.