Ainda não é totalmente claro como é que a informação confidencial chegou à Internet. Na verdade, nem há garantias que a informação tenha verdadeiramente origem na Microsoft. A fonte inicial parece ter sido um blogue intitulado Microsoft Journal, pertencente a Francisco Martin Gargia, que se apresenta como um "Microsoft VIP Tester".
Na página http://microsoft-journal.spaces.live.com , entretanto removida, foi indicado que o desenvolvimento do Windows 8 já está numa fase relativamente avançada.
O próximo sistema operativo da Microsoft para PCs deverá apresentar funcionalidades como suporte direto para USB 3.0 e Bluetooth 3.0, sistema de controlo automática da luminosidade do ecrã, adaptação ao formato slate ( tablet), reconhecimento de faces e arranque ultrarrápido.
Estas informações também chegaram ao blogue Microsoft Kitchen , que cita como fonte um site italiano chamado Windowsette . Neste caso, é até apresentado um slide de uma máquina conceptual para o Windows 8 , onde são visíveis as semelhanças com o iMac.
O mesmo blogue indica que as contas dos utilizadores poderão estar ligadas à cloud, abrindo caminho para um sistema misto, onde a informação está armazenada no PC e/ou na Internet.
Apesar de os slides estarem graficamente sofisticados, com texto a indicar que se trata de informação confidencial da Microsoft, também é verdade que apresentam alguns erros gramaticais, o que levanta algumas dúvidas sobre a validade desta informação.
Acha que esta informação é real? Se sim, faz sentido criar um ecossistema Windows onde há um maior controlo do hardware?