Navegar na Internet, copiar/eliminar ficheiros, instalar e até remover programas… Todas estas operações deixam algum tipo de "rasto" no sistema.
São alterações mínimas, mas quando somadas, podem afectar o desempenho do sistema de modo significativo.Por exemplo, quando se instala um programa, salvo raras excepções, é adicionada informação ao registo do Windows.
O registo é, no fundo, uma base de dados de informações sobre o modo como cada aplicação instalada se relaciona com o sistema operativo e com as restantes aplicações. Como o nome indica, serve para "registar" a aplicação no sistema. Serve também para guardar dados sobre as configurações do Windows e alterações de preferências feitas pelos utilizadores.
O registo do Windows tende a crescer rapidamente pelas razões já mencionadas. A partir de determinado momento, o desempenho é afectado. No limite, até a estabilidade pode sofrer, porque muitas vezes existem informações de registo contraditórias e redundantes.
Devido à imensidão da base de dados, é impensável procurar manualmente por problemas e redundâncias no registo. E é aqui que o CCleaner pode dar uma grande ajuda.