A primeira versão do Firefox Mobile (também conhecida pelo nome de código Fennec) deverá fazer a estreia mundial, no próximo ano, integrada no lançamento do Nokia N900. O novo browser para smartphones deverá ser distribuído para utilização em sistemas operativos Windows Mobile e Android.
Os responsáveis da Mozilla estão convictos de que o Fennec tem características únicas que podem ajudar a tirar algum furor às app stores. "Qualquer pessoa que saiba programar em HTML e JavaScript pode desenvolver aplicações sem ter de aprender como funciona cada plataforma móvel", prevê Jay Sullivan, vice-presidente da Fundação Mozilla, citado pela PC Pro.
Além de poder funcionar como porta de entrada nos smartphones que não exige o domínio dos múltiplos sistemas operativos, o Fennec distingue-se pela rapidez do motor de JavaScript – pelo menos, é o que garantem os responsáveis da Fundação Mozilla, que dizem que nenhum outro browser móvel hoje disponível consegue ser tão rápido.
Jay Sullivan lembra que, hoje, qualquer programador ou softwarehouse que pretende entrar no segmento dos smartphones tem de desenvolver versões de software compatíveis com Android, iPhone, Windows Mobile e Chrome, entre outros.
O dirigente da Fundação Mozilla acredita que as app stores vão continuar a ter um sucesso nos tempos mais próximos, mas não duvida que, num prazo mais alargado, será a distribuição de ferramentas e aplicações através da Net (e dos browsers) que vai prevalecer como modelo de negócio.
Costuma usar app stores para comprar aplicações para o telemóvel? Conte-nos a sua experiência.