Apesar de se destinar ao iPhone, a Lala pretende rivalizar directamente com a iTunes, tendo como principal trunfo o preço e o tempo de download: enquanto o iTunes cobra, nos EUA, entre 69 cêntimos e 1,29 dólares, o Lala apenas pretende cobrar de 10 cêntimos de dólar; enquanto o download de um tema musical do iTunes pode demorar cerca de dois minutos numa rede 3G norte-americana, a reprodução de um tema alojado na loja Lala poderá não demorar mais de dois segundos, informa a Associated Press.
Os responsáveis pela Lala acreditam que podem começar a fazer história, apesar de o novo serviço não contemplar a transferência de ficheiros para outros dispositivos que não o iPhone e transmitir temas musicais com uma qualidade inferior à do iTunes (32 Kilobits por segundo).
Estas desvantagens tecnológicas não chegam para atemorizar os responsáveis da Lala, que lembram que o serviço de aluguer de músicas é "eterno" e pode até funcionar independentemente da cobertura da rede 3G, no caso das músicas mais escutadas que acabam por ficar guardadas na memória cache dos iPhones.
Em paralelo com este novo serviço, a Lala prevê ainda lançar um serviço de transmissão de músicas de qualidade superior, mas que exige o pagamento de 89 cêntimos de dólar e a conexão do iPhone a um computador com acesso à Net.
Por enquanto, o serviço é um exclusivo dos EUA e ainda não existem datas de lançamento para a Europa.