Já não há gadgets?
A Barra Lateral do Windows Vista já não existe no Windows 7. Não quer isto dizer que já não existam os gadgets – aquelas pequenas aplicações que ficavam de lado no Ambiente de Trabalho. Basta pressionar com a tecla direita do rato no Ambiente de Trabalho para aceder ao botão Miniaplicações. Depois, o funcionamento é, em tudo semelhante ao que acontecia no Windows Vista. Parece-nos uma opção lógica. Forçar a existência de uma barra é pouco interessante, principalmente, para os utilizadores que têm computadores com ecrãs mais pequenos.
Tenho visto imagens na Net e o aspecto dos novos temas do Windows 7 são excelentes.
O Windows 7 tem um novo menu de personalização diferente do existente no Vista ou no XP. Ao invés de ser apresentada uma listagem com todas as opções, o Windows 7 dá destaque aos Temas e, por baixo dessa grande caixa, surgem opções para mudar o fundo, a cor da janela, os sons e a protecção de ecrã. Um simples toque, por exemplo, num tema e este é aplicado automaticamente. Até há um botão para mudar a resolução do ecrã deslocando uma barra vertical. Simples e eficaz.
É mais fácil organizar a informação no Windows 7?
O Windows 7 introduz as Bibliotecas. Estas são pastas onde estão referências a ficheiros organizados segundo uma determinada temática e que estão espalhados por várias localizações.
As pastas referidas como bibliotecas são virtuais. Quer isto dizer, que tem a possibilidade de ligar várias pastas a uma destas bibliotecas e os seus conteúdos são indexados para uma fácil procura e utilização. Parece confuso, mas não é.
Isto significa que, por exemplo, a biblioteca Música mostra o conteúdo que está na pasta A minha música e na pasta Música Pública. Mas pode mostrar, também, qualquer outra pasta que lhe queira associar. Imagine que tem mais músicas noutra pasta. Basta abrir o Explorador do Windows, clicar com o botão direito sobre a biblioteca Música e accionar Propriedades.
Depois, clique na opção Incluir pasta e indique a localização da pasta que deseja anexar. Deixe ficar marcada a opção: Optimizar esta biblioteca para… música. É muito útil para os utilizadores poderem gravar um ficheiro para uma determinada pasta e saberem que vão aceder-lhe a partir de um local central. Ou seja, não tem de andar a preocupar-se em procurar as pastas. Basta anexá-las a uma biblioteca para os ficheiros aparecerem todos num único local. Mais uma forma de poupar tempo.
Para além das Bibliotecas, o Windows 7 tem mais campos de indexação de ficheiros disponíveis no Explorador do Windows. Ou seja, é mais fácil colocar etiquetas em, por exemplo, fotografias, para que as possa procurar mais tarde de forma eficaz.
Isso quer dizer que a pesquisa está melhor no Windows 7?
Como no Vista, pode iniciar-se uma pesquisa directamente a partir do menu Iniciar. No entanto, se clicar no botão Resultados da pesquisa vai ter acesso a resultados onde são apresentados pormenores dos ficheiros encontrados com a palavra procurada. Este sistema ajuda muito a pesquisar termos que sejam demasiado "abertos". Ou seja, palavras que podem aparecer muitas vezes nos seus ficheiros. Por isso, podemos dizer que a pesquisa está melhor, mas você deve dar uma ajuda colocando etiquetas no máximo número de ficheiros que cria.