
De acordo com o Ars Techica, a Adobe começou a conferência Adobe MAX anunciando o Flash Player 10.1, uma versão que funcionará nos dispositivos móveis de forma idêntica à versão para computadores de secretária. Este anúncio vem na sequência do Open Screen Project , cujo objectivo é permitir uma experiência igual em todas as plataformas, móveis ou não.
Da lista de produtos suportados ficou de fora o iPhone. A empresa da Maçã tem resistido à inclusão do Flash no seu popular telemóvel, preferindo esforçar-se junto dos programadores para que estes adoptem tecnologias alternativas e abertas como o HTML5.
Até agora, a única forma de aceder a conteúdos Flash num smartphone, por exemplo, era através do Flash Lite, uma versão optimizada para processadores de baixo consumo, que, no entanto, não oferecia todas as funcionalidades da versão de completa. A Adobe juntou-se com várias empresas para levar a cabo o Open Screen Project.
A mais recente a juntar-se ao barco foi a RIM, que irá colaborar com a Adobe no sentido de levar o Flash para a plataforma BlackBerry.
As versões beta do Flash Player 10.1 estarão disponíveis para Windows Mobile e Palm webOS no final deste ano, prevendo-se para o princípio de 2010 as versões para Google Android e SymbianOS.
Qual a sua opinião? Prefere o Flash ou alternativas baseadas em standards abertos, como o HTML5?