A Motorola, icónica marca de smartphones, esteve durante vários anos afastada dos holofotes, mas regressou em dezembro passado ao mercado português e já apresentou novidades que chegam muito em breve a mercado. E desta vez não são apenas smartphones já que a marca apresentou também um smartwatch e auriculares, os primeiros com o formato open-ear.
No que diz respeito aos smartphones, são quatro os modelos que a marca, atualmente pertencente à gigante tecnológica Lenovo, apresentou: Razr 60, Razr 60 Ultra, Edge 60, Edge 60 Fusion e Edge 60 Ultra, com especial destaque para o modelo topo de gama Razr 60 Ultra.
Motorola Razr 60 Ultra Motorola Edge 60 pro Motorola Edge 60 Fusion Motorola Edge 60 Fusion Motorola Razr 60 Ultra
Este dobrável vem equipado com o mais recente processador Snapdragon 8 Elite, da Qualcomm, e com um ecrã interno pOLED de 7 polegadas, com resolução Super HD, vidro resistente Corning Gorilla Glass (presente em todos os modelos) e validação Pantone para cores mais fiéis à realidade.
No exterior, integra um ecrã secundário de 4 polegadas, 40% maior do que nas versões anteriores, protegido com Gorilla Glass Ceramic, que garante uma resistência superior a impactos e riscos.
O design destaca-se pelos acabamentos premium, com opções em madeira verdadeira ou em Alcântara, disponíveis nas cores castanho, preto, rosa e violeta. No campo da fotografia, o Razr 60 Ultra integra um sistema triplo de câmaras, com um sensor principal de 50 MP, acompanhado por uma lente ultra grande angular e uma funcionalidade Super Zoom, permitindo capturas versáteis e detalhadas.
De realçar que todos os modelos contam com integração de inteligência artificial através do Moto AI, uma solução desenvolvida para tornar a experiência mais intuitiva e auxiliar nas tarefas do dia a dia. O smartphone possui uma bateria de 4.700 mAh e suporta carregamento TurboPower de 68 W e carregamento wireless de 30 W.
O Motorola Razr 60 Ultra chega a Portugal no dia 15 de maio, com um preço recomendado de 1299,99 euros.
Motorola quer reforçar a presença no mercado português e continuar a crescer
A Motorola quer reforçar a sua presença no mercado português e tem ambições bem definidas. “Somos o fabricante que mais cresce a nível mundial”, afirmou Tiago Sá, diretor de vendas da Motorola em Portugal, durante o evento de apresentação que a Exame Informática marcou presença. “Em Portugal, estamos presentes nos canais mais importantes, tanto a nível de operadores como de retalho.”
O foco atual da marca no nosso país tem estado sobretudo na gama de entrada e média, onde se concentram as maiores vendas. “Em Portugal, as vendas estão muito concentradas até ao final superior da gama G, unidades que custam entre os 99,99 e os 299,99 euros”, revela o responsável. No entanto, a Motorola começa também a ver bons indicadores em segmentos superiores. “Temos tido bons resultados na gama Edge e também na Razr. A gama Razr, no lançamento, é sempre muito interessante porque há sempre clientes que querem ter as unidades imediatamente quando saem.”
Apesar do esforço nos modelos de topo, a estratégia da marca mantém-se pragmática: “Interessa-nos muito colocar telefones nas mãos dos clientes e sabemos que isso é mais fácil abaixo dos 500 euros.”
Com uma aposta clara na diversificação do portefólio e na competitividade dos preços, a marca quer aumentar significativamente a sua quota de mercado. “Queremos, no espaço de um ano, atingir os 10% de quota de mercado em volume”, afirma Tiago Sá. “O nosso principal objetivo é sermos a quarta marca que mais vende smartphones em Portugal. No mês de março já conseguimos essa posição.”
A relevância global da linha Razr também se faz notar. Nos EUA, por exemplo, a marca tem conseguido conquistar utilizadores de marcas rivais. “25% dos consumidores que estão a comprar smartphones da gama Razr nos Estados Unidos vêm de uma experiência de iPhone”, revela Tiago Sá.
Moto Buds Loop: Sem perder a noção do que se passa em redor
A Motorola quer também afirmar-se no segmento do áudio e, para isso, desenvolveu em parceria com a Bose os seus primeiros auriculares open-ear, concebidos para que os utilizadores mantenham sempre consciência do ambiente à sua volta. Com chegada prevista ao mercado português em junho, estes auriculares estão equipados com tecnologia Sound by Bose e incluem drivers de 12 mm.
A marca promete até 8 horas de autonomia com uma só carga, com um total de até 37 horas com o estojo de carregamento. Quando emparelhados com smartphones Motorola compatíveis, os Moto Buds Loop permitem aceder a várias funcionalidades inteligentes potenciadas pelo sistema Moto AI.
Disponíveis por 149,99 euros, chegam nas cores Trekking Green, em tons de verde, e French Oak, com um design elegante inspirado em joalharia e detalhes em cristais, fruto de uma parceria com a Swarovski.
Moto Watch Fit: Companheiro de pulso
A Motorola prepara também o lançamento do Moto Watch Fit, um smartwatch pensado para monitorizar a saúde e acompanhar o utilizador na prática de desporto. O dispositivo conta com um ecrã OLED de 1,9 polegadas, brilho máximo de 1000 nits e proteção com vidro Corning Gorilla Glass.
Inclui sistema de GPS integrado, resistência IP68 e monitoriza mais de 100 modalidades desportivas. A autonomia pode chegar até aos 16 dias com uma única carga.
O Moto Watch Fit estará disponível a partir de junho, na cor verde, com um preço recomendado de 99,99 euros.