A Netflix está a testar na Austrália e na Nova Zelândia, junto de alguns consumidores selecionados, a possibilidade de fazerem pesquisas com uma ferramenta da OpenAI. O serviço de streaming anunciou que esta funcionalidade vai permitir procurar por termos que não estejam diretamente no título do conteúdo, no nome dos atores ou no género.
Segundo a Bloomberg, a nova ferramenta permite que o utilizador pesquise pelos conteúdos a ver em consonância com o seu estado de espírito. Assim, vai ser possível ver séries dramáticas se se pesquisar que se está ‘triste’. Vindo da OpenAI, é expectável que haja uma componente forte de Inteligência Artificial generativa envolvida e que o utilizador possa procurar em linguagem natural.
A Netflix já usa Inteligência Artificial em algumas das funcionalidades como a aprender as preferências dos utilizadores com base na lista das suas visualizações e depois fazer recomendações que sejam mais prováveis de serem vistas. Sabe-se que a empresa planeia alargar os testes de pesquisas alimentadas por IA para mais mercados no futuro próximo.
Desta vez, contrariamente ao que costuma ser habitual, a funcionalidade chega primeiro aos utilizadores de iOS e não há data para a disponibilização para Android.