O Exército dos EUA, através do Departamento de Defesa, atribuiu um contrato de 20 milhões de dólares (cerca de 18,3 milhões de euros ao câmbio atual) à Kraus Hamdani Aerospace para o desenvolvimento do drone K1000ULE, capaz de voar 1600 quilómetros ou durante 24 horas seguidas. Este novo veiculo militar é indicado para missões de vigilância de longa duração. Os primeiros drones devem ser entregues ao US Army Pacific (USARPAC) e ao Comando de Operações Especiais (JSOC).
O drone, segundo a fabricante, tem a capacidade de voar durante 24 horas e com um alcance de 1000 milhas, ou seja, 1600 quilómetros. A velocidade pode chegar aos 40 nós (cerca de 74 km/h) e a uma altura de 20 mil pés (cerca de 6000 metros). O drone tem três metros de comprimento e uma envergadura de cinco metros, tendo ainda a capacidade de descolar com uma carga de 19,3 quilos, explica a publicação Interesting Engineering. A máquina tem capacidade de descolagem e aterragem na vertical, não necessitando de qualquer pista especial para estas operações.
Outra vantagem desta máquina passa pela construção inteiramente nos EUA, o que elimina a dependência de outros países. O objetivo é que o drone possa ser equipado com aparelhos de vigilância, comunicações e mesmo eletrónica de guerra para atingir os objetivos das missões.
O K1000ULE foi considerado uma necessidade crítica para o Exército dos EUA em 2022 e a fabricante consegue agora o contrato para o desenvolvimento e fornecimento.