Os utilizadores do ChatGPT Plus e Teams vão poder começar a experimentar o Advanced Voice Mode do assistente, com os utilizadores das versões Enterprise e Edu a receberem o acesso na próxima semana. Para já, a OpenAI está a estrear o modo nos Estados Unidos e ainda não há indicação do lançamento para outros mercados, incluindo para a Europa.
Além de incluir cinco novas vozes, todas com nomes inspirados na Natureza, o AVM paasa a ter uma nova interface, sob a forma de uma esfera azul animada, em vez dos habituais pontos negros animados. O assistente consegue dizer “Desculpe, estou atrasado” em mais de 50 idiomas agora e tem um melhor reconhecimento de sotaques, avança o Tech Crunch.
De realçar que a voz Sky está em falta ainda, devido às queixas de Scarlett Johansson, que alega que a voz é demasiado parecida com a dela. Apesar de a OpenAI ter retirado a voz e recusado que queria se fazer passar pela atriz, a verdade é que vários funcionários da empresa referiam o filme Her, onde Johansson dá a voz a um sistema de IA, em publicações na rede social X.
Outra funcionalidade em falta é o tratamento de vídeo e de partilha de ecrã: o GPT-4o deveria conseguir processar informação visual e audível em simultâneo, com a OpenAI a demonstrar que é possível fazer perguntas em tempo real sobre um pedaço de papel que mostramos ao assistente ou que estamos a partilhar no ecrã.
No capítulo da personalização, há novidades, com os utilizadores a poderem personalizar forma como o ChatGPT lhes responde ou a Memória, que permite ao assistente ir guardando as conversações para depois poder referir-se às mesmas em futuras interações.