Sam Altman, diretor executivo da OpenAI, e Jony Ive, antigo líder de design da Apple, já tiveram várias sessões de trabalho sobre o desenvolvimento de um produto de consumo centrado na Inteligência Artificial. Além das discussões internas, já avançaram para sondar investidores que possam estar interessados em financiar aquilo que começou a ser tratado como o ‘iPhone da IA’. O diretor executivo da Softbank, Masayoshi Son, esté envolvido na angariação, vai assegurar que a ARM tem um papel central no produto e está a oferecer garantias financeiras também.
Apesar de ter começado a ser tratado por ‘iPhone da IA’, o The Information avança que Altman quer um aparelho sem ecrã e que seja alimentado pelo ChatGPT. A Humane, que tem Altman entre os investidores, está a explorar uma abordagem semelhante, com um pin com Inteligência Artificial a poder ajudar em várias tarefas. Já a startup Rabbit, com o gadget r1, que está a começar a ser colocado no mercado, também tem uma estratégia parecida. Na demonstração, foi possível ver um destes aparelhos a ser usado para marcar férias para o utilizador e a sua família.
Recorde-se que Jony Ive teve um papel fundamental em desenhar a interface do utilizador do iOS e o iPhone, tendo continuado a trabalhar como consultor da Apple durante três anos, depois de ter saído da empresa em 2019. Antes disso, em 2018, o designer admitiu que a Apple tinha uma responsabilidade moral para mitigar as consequências não desejadas de aplicações viciantes.
Altman e Ive já se sentaram com várias empresas de investimento grandes, incluindo a Thrive Capital e a Emerson Collective, mas até agora não há qualquer confirmação de acordo.