O Chief Technology Officer da FTX, Gary Wang, foi uma peça fundamental para a acusação de Sam Bankman-Fried, o fundador da empresa, ter entrado em tribunal tão rapidamente. Recorde-se que o fundador foi agora condenado a 25 anos de prisão por ter roubado oito mil milhões de dólares em fundos que os clientes tinham investido na criptomoeda FTX
Thane Rehn, procurador dos EUA, conta que qualquer outro perito em software teria demorado semanas ou meses até ter encontrado as evidências que o CTO entregou mais rapidamente às autoridades.
Bankman-Fried foi considerado culpado de sete acusações de fraude e conspiração, naquela que os procuradores descreveram como uma das maiores fraudes financeiras da história dos EUA. O empresário de 32 anos deve recorrer da sentença de 25 anos de prisão, depois de ter sido preso em 2022, um mês depois da falência e colapso da FTX.
A cooperação do CTO, do responsável de engenharia Nishad Singh e da responsável executiva da Alameda Research Caroline Ellinson foram fundamentais para a acusação de Bankman-Fried. Os três assumiram a culpa na fraude e concordaram em testemunhar contra o antigo líder. Os procuradores devem agora pedir que as sentenças destes três sejam reduzidas, tendo em conta a sua cooperação com a investigação.