A Comissão Europeia revela em comunicado que informou “a Amazon da visão preliminar de que a aquisição proposta da iRobot pode restringir a competição no mercado para robôs aspiradores”. É desta forma que é dado a conhecer que os reguladores europeus apresentaram uma lista de objeções ao negócio.
A Amazon anunciou a intenção de aquisição da iRobot em 2022 e a proposta foi sujeita a avaliação dos reguladores. Nos Reino Unido, a aprovação chegou em junho deste ano. Da Comissão Europeia, no entanto, surgem preocupações e uma lista completa de objeções, algo que apanha os observadores próximos de surpresa, uma vez que o negócio parecia estar com a aprovação incondicional quase assegurada.
Os receios da Comissão passam essencialmente pela possibilidade que a Amazon passa a ter para incentivar o encerramento dos rivais da iRobot, de reduzir a visibilidade ou retirar as suas ofertas da plataforma de comércio eletrónico ou de eliminar mesmo a competição no setor.
A Amazon afirma que “estamos a trabalhar continuamente o processo com a Comissão Europeia e estamos focados em endereçar as questões e quaisquer receios identificados nesta fase (…) Acreditamos que a Amazon consegue oferecer a uma empresa como a iRobot recursos para acelerar a inovação e investir em funcionalidades críticas, ao mesmo tempo que reduz os preços para os consumidores”. A gigante do comércio eletrónico tem agora prazo para apresentar a defesa às objeções, o direito a pedir para ser ouvida em audiência e a Comissão comprometeu-se em anunciar a sua decisão a 14 de fevereiro de 2024.