O ChatGPT, lançado há um ano, tem agora 100 milhões de utilizadores semanais ativos. A empresa, liderada por Sam Altman, revelou esta métrica na primeira conferência dedicada a programadores que organizou e que recebeu 900 visitantes. Foi neste evento que a OpenAI mostrou ainda as GPTs, aplicações personalizadas e que tiram partido da IA para realizar tarefas específicas para o utilizador.
Para fomentar mais as GPTs, a empresa vai lançar uma loja de aplicações, a GPT Store, onde os utilizadores podem partilhar as suas criações e ainda receber dinheiro com base no número de utilizadores que atraiam. Esta é a versão mais recente do esforço da OpenAI em conseguir construir um ecossistema em torno do ChatGPT.
“Eventualmente, só teremos de pedir ao computador o que queremos e ele fará todo o trabalho por nós (…) Acreditamos que o desenvolvimento gradual iterativo é a melhor forma de endereçar preocupações com a segurança na IA”, conta Altman. Estas GPTs vão ajudar, por exemplo, os utilizadores a marcar voos, aprender matemática ou desenhar stickers, noticia a Reuters.
Outro anúncio que foi bem recebido pelos programadores foi a intenção da OpenAI em baixar os custos associados ao ChatGPT. A OpenAI anunciou ainda o modelo GPT-4 Turbo, que é várias ordens de magnitude mais barato e capaz de processar mais dados do que o modelo GPT-4. Por fim, a organização revelou as novas API (de application programming interfaces) para modalidades de visão e de imagem.
Além dos 900 visitantes presenciais, a transmissão do discurso de Altman no YouTube foi visto por mais de 40 mil utilizadores, alguns dos quais reunidos em festas de visualização.