O principal motivo de reclamação dos consumidores portugueses do setor automóvel prende-se com os sistemas de antipoluição AdBlue, um problema que está concentrado em vários modelos da marca Peugeot. Esta é uma das conclusões do estudo do Portal da Queixa que concluiu que houve um aumento de 48,3% nas queixas registadas entre janeiro e outubro deste ano, face a igual período de 2022.
O estudo teve em conta o desempenho de 31 marcas presentes no mercado nacional e conclui que Peugeot, Renault e Dacia são as que mais queixas registaram, combinando 45,3% do total do setor. No topo do maior crescimento face a 2022 surgem Dacia Portugal, BMW, Renault, Hyundai e Peugeot.
Sobre o AdBlue especificamente, o problema está concentrado nos modelos Peugeot 308, Peugeot 3008, Peugeot 5008 e Peugeot 2008. A Peugeot é responsável por 49% das reclamações sobre o tema.
No que toca a modelos, os que mais queixas receberam são os Dacia Sandero, Peugeot 2008, Peugeot 308, Mazda CX-3, Dacia Duster e Peugeot 5008.
De acordo com o relatório, o número de reclamações relacionadas com veículos elétricos e híbridos está a aumentar a grande velocidade, com as queixas a subir 84% face ao ano passado. Em 2022, uma em cada 13 queixas era sobre este tipo de veículos e este ano o número passa para uma em cada dez queixas.
Sobre o perfil do consumidor, as estatísticas recolhidas apontam para um predomínio dos homens, 70%, c, uma média de idades de 47,3 anos residentes em Lisboa, Porto e Setúbal.