Ainda não há confirmações oficiais, mas apenas rumores: o CEO da Softbank, Masayoshi Son, tem reservados mil milhões de dólares para investir numa parceria entre a OpenAI e Jony Ive para o desenvolvimento do iPhone da Inteligência Artificial. O plano pode passar por colocar a nova empresa de Ive, LoveFrom, a desenvolver o primeiro aparelho de consumo da OpenAI. As primeiras conversas já terão mesmo acontecido, no estúdio do designer, em São Francisco.
Jony Ive e Sam Altman partilham a visão de criar um aparelho que proporcione uma “experiência de utilização mais natural e mais intuitiva” para servir de interface para a Inteligência Artificial. A inspiração vem da forma com o ecrã tátil no iPhone ajudou a revolucionar as interações do utilizador com a Internet, recorda o The Verge. Agora, pretende-se fazer um salto evolutivo nos mesmos moldes, mas para a Inteligência Artificial.
Apesar do papel fundamental na criação do iPhone, nos últimos anos, Ive tem falado sobre a natureza viciante e geradora de comportamentos compulsivos dos smartphones modernos. Agora, este projeto pode colocar o criativo a desenvolver um dispositivo que seja menos dependente de ecrãs e que forneça um nível equivalente ou maior de envolvimento.
Ainda não se conhecem detalhes específicos sobre o que esta parceria irá gerar, nem prazos, mas as conversações são “sérias”, de acordo com fontes próximas.