A TikTok já começou o processo de transferência de dados dos utilizadores europeus para o centro de dados que estreou na Irlanda. A empresa chinesa revela estar a terminar também os trabalhos em outros dois centros, na Noruega e mais um na Irlanda. O objetivo de colocar estes centros de dados na Europa passa por agradar aos reguladores do ‘velho continente’.
A TikTok revelou estar a cooperar com a empresa de cibersegurança britânica NCC Group que vai auditar os “controlos de dados e proteções, monitorizar os fluxos de dados, fornecer verificações independentes e reportar quaisquer incidentes”, cita o The Verge.
Esta iniciativa, o Project Clover, pretende localizar o armazenamento de dados dos utilizadores europeus neste continente, à semelhança do Project Texas, que visa fazer o mesmo através dos servidores da americana Oracle para os dados dos utilizadores dos EUA.
Estes projetos têm também como objetivo aliviar as preocupações dos governos e empresas de todo o mundo, depois de a Câmara dos Representantes e da Comissão Europeia terem proibido os seus funcionários de utilizarem a aplicação.