A NOS anunciou a criação da Test Bed 5G & Digital Transformation, um consórcio que tem um investimento de 8 milhões de euros e vai desenvolver 165 pilotos no 5G em produtos e serviços inovadores em diversas áreas estruturantes como indústria, retalho, saúde, smart cities e sustentabilidade. O anúncio foi feito agora, altura em que se celebra o primeiro aniversário do NOS Hub 5G.
Este Hub, lançado em julho de 2022, foi o espaço de divulgação para 38 casos de uso 5G, com alcances tão alargados como cidades inteligentes, estacionamento inteligente, análise de tráfego, gestão de resíduos e até aplicações de telessaúde. Além de ter sido visitado por 260 empresas, foi ainda placo de formações em inovação, em parceira com a Nova SBE.
Em comunicado de imprensa, a NOS salienta que o 5G é um fator fundamental de transformação do país, conta com um investimento já realizado de 420 milhões de euros e tem projetados mais 110 milhões nos próximos anos. A operadora congratula-se por ter “a melhor e maior cobertura 5G do país, contabilizando com um total de mais de quatro mil estações base, com uma cobertura superior a 90% da população portuguesa”.
O consórcio da Test Bed 5G vai ser liderado pela NOS e copromovido pela Sonae MC e Wells, tendo ainda o INESC TEC, o CEiiA e a Ericsson como parceiros chave.